quinta-feira, 22 de maio de 2008

Corpus Christi

Hoje é Corpus Christi
Jesus veio da parti do Pai para provar de forma eminente, infinita o quanto nos ama. Como quem ama dá o que tem de melhor à pessoa amada, ele nos deu o que tinha de melhor. Por isso, não deu coisas, deu-se a si mesmo. O amor começa por dar coisas, mas termina dando-se a si mesmo. Deus nos deu tudo, toda a criação: "Deus disse: eis que eu vos dou toda a erva... todos os animais... todas as aves dos céus... os repties e tudo em que haja sopro de vida" (Gn 1,29s).
Não contente em nos dar tudo, deu-nos a si mesmo, a sua natureza, fazendo-nos filhos seus: "... necessário vos é nascer de novo..." (Jo 3,3s). Não contente com isso, deu-se a nós em forma de alimento e bebida, instituiu a eucaristia. Primeiro prometeu, com bastante antecedência. Tendo multiplicado cinco pães e três peixinhos para alimentar cinco mil homens, além da mulheres e crianças, no dia seguinte a multidão o procurou. Ele os admoestou: "... buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos... o verdadeiro pão é o que desce do céu e dá vida ao mundo... Eu sou o pão da vida" (Jo 6,26s).
Poucos horas antes de ser entregue nas mãos da maldade humana, entregando-se a si mesmo para revelar o amor, pois, "ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos" )Jo 15,13), Ele, de forma inesperada e simples, deu-se em alimento e bebida. Na última ceia, "tomou o pão, deu graças, o partiu e o deu, dizendo: "Isto é meu corpo', comei dele todos, e logo tomou o calice com vinho e disse: 'este é o cálice de meu sangue, bebei dele todos'.
Portanto, aquele que ama não se contenta em dar coisas, dá de si mesmo. Daí que o amor esponsal foi chamado por João Paulo II de ícone do amor de Deus. Daí que em todo o Antigo Testamento Deus comparou seu amor como o amor do esposo para com sua esposa. Amem

3 comentários:

Hugo Behael disse...

Querido Achylle...
eu particularmente nunca tive contato pessoal contigo.. apenas através de livros e do blog..ou seja..através da filosofia..
moro em Porto Velho no Estado de Rondônia.. não sei como mas resolvi lê seu livro "Minha pequena filosofia, minha pequena fílósofa".. adorei a humildade, simplicidade e carinho com que escreves..princpalmente por voltar as coisas a uma Entidade Maior..
Recomendei seu livro à um grande amigo meu.. ele adorou..e fiquei muito feliz, ainda, por saber que o sobrinho dele de 17 anos também está lendo.
Agradeço por muitos esclarecimentos que tive..agora pretendo dar desenvolvimeto aos meus pensamentos, ..para posterior ensinar com Amor àqueles que quiserem...
Obrigado..

Hugo Behael disse...

Ass:Hugo Behael

Pe. Achylle disse...

Amigo Hugo Estou bastante atrapalhado porque intervieram tantas coisas na minha vida. Estive viajando. Estive em atividades bastante absorventes e muita coisa ficou para trás. Mas queria agradecer de coração tuas palavras de estímulo para mim. Que Deus te recompense com muitas bênçõas e um grande abraço. Pe. Achylle