quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Ideologia

Fim das ideologias?
Tem-se falado do fim das ideologias. Entretanto, quer-me parecer que elas não acabarão nunca. Por vários motivos que desembocam no mesmo estuário. Basta recordarmos as várias características que toda ideologia representa. Uma das mais fundamentais consiste em que a ideologia se firma sobre uma parte de verdade como se fosse toda a verdade. Portanto ela diz respeito à verdade. Acontece que ninguém, nenhuma criatura pode viver sem encontrar firmeza na sua vida, sem encontrar a-firmação. Ou busca incansavelmente alcançar a verdade plena, única capaz de nos firmar, ou tenta satisfazer-se com meias verdades. Quem se contentar com meias verdades, se tornará um ideólogo. Dito com outras palavras. Nós somos seres insaciáveis. Em definitivo não nos contentamos com meias verdades. Aspiramos ao absoluto. Somos essencialmente dependentes. Ou dependemos das meias verdades e da verdade plena. Mas a aspiração ao absoluto nos faz todos condidatos ao radicalismo, ao totalitarismo. Com uma diferença, porém. Há os que radicalizam sobre meias verdades e há os que radicalizam com a posse ou, ao menos, com a busca da plenitude da verdade. Entretanto, radicalizar sobre verdades parciais como se fossem totais, significa atropelar os outros com atitudes ou sistemas de dominação, de subjugação.
A verdade total é a única que não subjuga porque ela é respeitosa.
Há duas ciências que nos levam a ela, a filosofia e a teologia. A primeira nos conduz com muita dificuldade para a verdade. Porva-o a multidão de propostas destinadas ao fracasso. Ela pode nos conduzir à verdade plena se a nossa razão for convenientemente educada, coisa, porém, muito difícil.
Entretanto, não estamos diante de uma dificuldade invencível. Há um caminho, o da ciência da revelação de Deus. Digo ciência no sentido forte do termo, de um conhecimento sistemático, metódico, ordenado, como também no sentido de simples conhecimento dessa revelação que encontramos nas Sagradas Escrituras. Um conhecimento que brote de uma relação de intimidade pessoal com Deus ou que tenha a autenticação da comunidade de fiéis através de seus legítimos representantes, por Deus mesmo constituídos. Aqui não há atropelo, ou dependência servil, porque o verdadeiro Absoluto, ao qual dependemos como Senhor nosso, é também aquele que respeita e promove nossa identidade e nossa liberdade.
Encontramos nas Sagradas Escrituras, afirmações contundentes sobre isso. Aquele que disse "a verdade sou eu", acrescenta: "... se permanecerdes na minha palavra... conhecereis a verdade e a verdade vos libertará..."; mas, "todo homem que se entrega ao pecado, é seu escravo" (Jo 8, 31s).
A ideologia é pecado, é ídolo, porque em lugar de se adorar A VERDADE, adora-se meia verdade, absolutizando-se o que é puramente relativo. Adora-se e se absolutiza uma parte da verdade com átitudes de dominação. Esse o sentido da frase de Bento XVI na antevéspera de sua eleição a Papa. Falou ele da "ditadora do relativismo".
Igualmente, ninguém, nenhuma criatura poderá ficar sem um Senhor. Ou escolhe o verdadeiro e Absoluto Senhor do céu e da terra, ou escolhe um senhor relativo e se submete indevidamente a ele. É o caso da ideologia...

5 comentários:

EC disse...

O Sr saberia, por favor, indicar um autor que tenha dito que "ideologias são meias-verdades"?

Pe. Achylle disse...

Amigo Eric Calderoni
Agradeço de coração seu comentário perguntando por algum autor que fale sobre ideologia como meia-verdade. Estou mesmo procurando interlocutores...
Em primeiro lugar, vale muito distinguirmos qual o sentido de "ideologia", o que faltou em minha crônica. Diria que ideologia no sentido clássico significa precisamente um conceito que representa uma parte de verdade como se fora toda a verdade. Tal parte vem ainda afirmada com uma carga forte de emocionalidade. Vou dar um exemplo: A ideologia do Nacional-socialismo de Hitler, era uma parte mínima e altamente contestável de verdade: a superioridade da raça alemã pregada com tal emocionalidade capaz de arrastar as massas, e até os intelctuais. Assim foi o Socialismo Real, fundado sobre o messianismo(outra característica)do proletariado. O resultado sabemos... O sentido, diria mais moderno, de ideologia funda-se em conceitos que poderiam até representar a verdade(supondo-a verdade total, até prova em contrário).
Isto posto vou, apenas, indicar um autor que, naõ emprega a palavra meia verdade mas sim o sentido, que pertence até à sua postura fundamental. Trata-se do filósofo contemporâneo Etienne Gilson. Cito apenas dois livros: O Ser e os Filósofos, e La unidad de la experiencia filosofica. No primeiro livro citado, por exemplo, ele mostra que todos os filósos que partiram de um ponto de vista parcial, como se fosse total, desviaram do caminho da verdade.
Espero ter satisfeito meu já amigo Eric, ao qual desejo muitas bênçãos para 2008. Pe. Achylle

EC disse...

Caro Pe Achylle,
Vou procurar no Gilson.
Sobre os sentidos de ideologia, salvo engano Thompson em ideologia e cultura moderna divide em quadrantes as acepções do termo.
Ns pág 4 de minha aula sobre ideologia (
http://ecalderoni.sites.uol.com.br/pp/ideologia.pdf ), eu coloco uma definição que funciona bastante na prática, mas agora para fins de redação de tese de doutoramento, não me sinto capaz de explicar completamente de onde eu retirei cada um dos elementos e se eu teria eu mesmo criado algum e/ou feito uma sistematização inusual.
Obrigado pela atenção.
Eric.

Pe. Achylle disse...

Amigo Eric Calderoni
Estive um pouco ausente e um tanto engolfado de muitas atividades. Mas lembrei-me de você, interessado com o tema "ideologia". De fato o assunto, acredito eu,comporta diversos aspectos e propriedades. Na minha colocação não me ocupei em mostrar essa variedade de visões. Os exemplos clássicos do marxismo, do liberalismo, do recismo, etc. indicam muitos e variados aspectos. Todo autor deveria analisá-los para extrair seu conteúdo. Mas, lhe desejo muito sucesso na elaboração da tese. Sei como isso angustia e dá trabalho. O site que me indicaste não consegui abri-lo. Abraços e bênçãos! Pe. Achylle

EC disse...

Estranho, pois para mim tem aberto normalmente. Não tem o www., é http://ecalderoni.sites.uol.com.br/pp/ideologia.pdf o meu texto sobre ideologia.
E o site em geral é http://ecalderoni.sites.uol.com.br